Todo personagem começa sua carreira no 1 nível com 100 peças de ouro, para compra seus itens básicos (e ainda sobram algumas moedas de troco). Cada personagem tem proficiência para usar uma arma e uma armadura, determinada pela sua classe. As armaduras, assim como escudos, fornecem defesa para aqueles que os possui, elevando seu CA.
A classe do personagem indica com quais armaduras o personagem é proficiente. É possível adquirir talentos para aprender a utilizá-las. Se um personagem veste uma armadura na qual não é proficiente, ele fica desajeitado e sem coordenação, sofrendo -2 de penalidade nas jogadas de ataque e na defesa de Reflexos. Se este for seu caso corra para se tornar proficiente o mais rápido possível!
As armaduras são definidas como leves ou pesadas.
A armadura leve são fáceis de se mover usando uma, se o personagem tem a proficiência adequada, quando vestidas , o personagem acrescenta o bônus de armadura e seu modificador de de Destreza à sua Classe de Armadura (CA). As armaduras do tipo: traje de tecido, corselete de couro e gibão de peles são consideradas leves.
A armadura leve são fáceis de se mover usando uma, se o personagem tem a proficiência adequada, quando vestidas , o personagem acrescenta o bônus de armadura e seu modificador de de Destreza à sua Classe de Armadura (CA). As armaduras do tipo: traje de tecido, corselete de couro e gibão de peles são consideradas leves.
A armadura pesada é mais restritiva, portanto atinge a agilidade do personagem. Quando vestidas, não é acrescentado o valor de atributo à Classe de Armadura, apenas o bônus de armadura. As cotas de malha, bruneas e armaduras completas são consideradas pesadas. Algumas por serem tão pesadas necessitam de um nível de força adequado para seu uso.
Existem também armaduras obra-prima que são mágica e de nível elevado. Os diversos tipos de armaduras obras-primas concedem um bônus de armadura maior do que os equipamentos normais, portanto tem um custo elevado.
Traje |
Corselete de Couro |
Gibão: Mais grossos e pesados que os corseletes, os gibões de pele são obtidos de criaturas que tenham uma pele espessa, como ursos, grifos ou até mesmo dragões. Os gibões podem atrapalhar ligeiramente a precisão, mas são leves o suficiente para não afetarem o deslocamento. Os gibões negros compõem a variedade superior dos tieflings, curtidos com fogo e infundidos de sombras. A confecção dos gibões ancestrais envolve a manipulação de forças dementais, sendo comumente usada por tribos bárbaras, humanoides malignos e outros povos.
Anéis metálicos de uma Cota de Malha |
Cota de Malha |
Escamas de uma Brunea |
Armadura de Placas: O tipo mais pesado de armadura, composto de peças moldadas de metal ou outro material igualmente resistente, a armadura de placas oferece a melhor proteção disponível, mas sacrifica a mobilidade e a agilidade. As lendas afirmam que Moradin criou a primeira armadura de placas divina, enquanto os antigos ferreiros anões copiaram imperfeitamente seus padrões para criarem as armaduras de placas de guerra.