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Armaduras


Todo personagem começa sua carreira no 1 nível com 100 peças de ouro, para compra seus itens básicos (e ainda sobram algumas moedas de troco). Cada personagem tem proficiência para usar uma arma e uma armadura, determinada pela sua classe. As armaduras, assim como escudos, fornecem defesa para aqueles que os possui, elevando seu CA.

A classe do personagem indica com quais armaduras o personagem é proficiente. É possível adquirir talentos para aprender a utilizá-las. Se um personagem veste uma armadura na qual não é proficiente, ele fica desajeitado e sem coordenação, sofrendo -2 de penalidade nas jogadas de ataque e na defesa de Reflexos. Se este for seu caso corra para se tornar proficiente o mais rápido possível! 
As armaduras são definidas como leves ou pesadas. 
    A armadura leve são fáceis de se mover usando uma, se o personagem tem a proficiência adequada, quando vestidas , o personagem acrescenta o bônus de armadura e seu modificador de de Destreza à sua Classe de Armadura (CA). As armaduras do tipo: traje de tecido, corselete de couro e gibão de peles são consideradas leves. 
A armadura pesada é mais restritiva, portanto atinge a agilidade do personagem. Quando vestidas, não é acrescentado o valor de atributo à Classe de Armadura, apenas o bônus de armadura. As cotas de malha, bruneas e armaduras completas são consideradas pesadas. Algumas por serem tão pesadas necessitam de um nível de força adequado para seu uso.
Existem também armaduras obra-prima que são mágica e de nível elevado. Os diversos tipos de armaduras obras-primas concedem um bônus de armadura maior do que os equipamentos normais, portanto tem um custo elevado. 

Traje
Traje: Casacos, mantos e coletes acolchoados não fornecem, por si mesmos, nenhuma proteção significativa. Todos os personagens são proficientes com trajes de tecido, que não retardam ou atrapalham o movimento de nenhuma forma. Os trajes feéricos são fabricados com técnicas aperfeiçoadas pelos eladrin.

Corselete de Couro
Corselete: Os corseletes de couro são mais robustos que os trajes de tecido. Eles protegem as áreas vitais com diversas camadas sobrepostas de placas de couro enrijecido e protegem os membros com um material mais leve que oferece um pequeno grau de defesa. Os corseletes feéricos são curtidos em um processo élfico que aumenta a flexibilidade e a resistência do material em comparação ao couro normal que os torna.

Gibão: Mais grossos e pesados que os corseletes, os gibões de pele são obtidos de criaturas que tenham uma pele espessa, como ursos, grifos ou até mesmo dragões. Os gibões podem atrapalhar ligeiramente a precisão, mas são leves o suficiente para não afetarem o deslocamento. Os gibões negros compõem a variedade superior dos tieflings, curtidos com fogo e infundidos de sombras. A confecção dos gibões ancestrais envolve a manipulação de forças dementais, sendo comumente usada por tribos bárbaras, humanoides malignos e outros povos.

Anéis metálicos de uma Cota de Malha
Cota de Malha
Cota de Malha: Anéis metálicos entretecidos num camisão, em perneiras e um capuz compõem uma armadura de cota de malha. As cotas oferecem boa proteção, mas são incômodas, portanto reduzem a mobilidade e a agilidade. As armaduras de cota são forjadas pelos anões, fabricadas com técnicas de metalurgia e confecção superiores.

Escamas de uma Brunea
Brunea: As bruneas são compostas de peças sobrepostas,  aço ou escamas de dragão. Embora sejam pesadas, é surpreendentemente fácil utilizá-las: suas alças e fivelas permitem que ela seja ajustada perfeitamente ao corpo, garantindo mais agilidade e flexibilidade.

Armadura de Placas: O tipo mais pesado de armadura, composto de peças moldadas de metal ou outro material igualmente resistente, a armadura de placas oferece a melhor proteção disponível, mas sacrifica a mobilidade e a agilidade.  As lendas afirmam que Moradin criou a primeira armadura de placas divina, enquanto os antigos ferreiros anões copiaram imperfeitamente seus padrões para criarem as armaduras de placas de guerra.  



1. Traje    2. Corselete de Couro      3. Gibão de pele     4. Cota de Malha   5. Brunea    6. Armadura de Placa         7. Escudo Leve           8. Escudo Pesado

As armaduras podem ser compradas ou até mesmo forjada por seu personagem! Aqui vão os preços e pesos de cada armadura, assim como seu bônus para classe de armadura. Fique atento e saiba qual é a melhor armadura para seu personagem. Armaduras da 5 edição: