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Gnomos

Os gnomos são descendentes de fadas, são pequenos, raramente atingem 1,20 de altura. Se assemelham com elfos e eladrins com orelhas pontudas e traços características. Seus cabelos variam muito, branco, loro, ruivo, verde, até chegando à marrom. Os gnomos têm uma vida longa, vivendo mais de 300 anos, ao contrário de outras raças demonstram bastante os efeitos velhice. Um gnomo com mais de 100 anos já apresenta cabelos brancos, uma pele acinzentada e enrugada, mas até mesmo o mais velho dos gnomos mantém a força e agilidade da juventude. 


Os gnomos vivem em florestas fechadas, em casas escavadas entre as raízes das árvores, difíceis de perceber e muito disfarçadas pela camuflagem e ilusão. Eles adoram mamíferos escavadores que compartilham de seu habitat, como texugos, raposas e coelhos. Os gnomos são curiosos, engraçados e cheios de truque. Os heróis mais populares entre os gnomos, não são poderosos guerreiros, mas grandes trapaceiros. 


Com muito bom humor, eles detestam a violência e possuem um talento natural para magia e um amor por ilusões, música, poesia e história. Eles são apaixonados por aventuras e curiosos para descobrir o mundo a fora. Os gnomos não se relacionam muito bem com os goblins e kobolds, mas preferem evitar as criaturas que não gostam em vez de combatê-las. Eles são amigos dos eladrins, de outras criaturas feéricas pacíficas e  se relacionar bem com elfos e meio-elfos.

ASPECTOS RACIAIS
     Altura média: 1,01 – 1,10
    Peso médio: 23 kg – 34 kg
    Tamanho: Pequeno

    Deslocamento: 5 quadrados
    Visão: Penumbra
    Idiomas: Comum, élfico
    Bônus de Atributos: +2 em Inteligência, +2 em Carisma
    Bônus de perícias: +2 em Arcanismo, +2 em Furtividade

HABILIDADES RACIAIS

   Origem Feérica: Os ancestrais desta raça são nativos da Agrestia das Fadas, portanto os gnomos são considerados criaturas feéricas para os efeitos relacionados à sua origem.
   Mestre Trapaceiro: Uma vez por encontro, os gnomos podem usar o truque de mago som fantasma, usando uma ação mínima.
   Furtividade Reativa: Se tiver cobertura ou ocultação ao realizar um teste de iniciativa, os Gnomos podem realizar um teste de Furtividade.
    Malandro Astuto: Os Gnomos recebem +5 de bônus racial nos testes de resistência contra efeitos de ilusão.
    Desvanecer: Os Gnomos recebem os poder desvanecer.


Pertencer a uma raça que privilegia as classes bardo, bruxo, feiticeiro e mago


Desvanecer                                            Poder Racial de Gnomo                                                                          
Você fica invisível em reposta ao perigo
Encontro Ilusão
Reação Imediata                   Pessoal
Gatilho: O gnomo sofre dano
Efeito: O gnomo fica invisível até atacar ou até o final do seu próximo turno