O dado é um grande símbolo da aleatoriedade, por isso são tão adorados pelos jogadores de RPG.
Os primeiros dados eram feitos de ossos e foram utilizados no Oriente na pré-história, pode ser comprovado por escavações feitas em cemitérios, mostra que eles provavelmente têm uma origem na Ásia. Até existem indícios que afirmam que os dados foram inventados na Índia, em um jogo Indiano é mencionada a expressão "Jogar os dados", o Rig-veda.
Na Roma antiga era muito comum o jogo de dados, jogar os dados era o passatempo predileto na época. Jogadores profissionais de dado eram comuns, sendo que alguns dos seus dados estão preservados em museus.
Durante a Idade Média, jogar dados se tornou o passatempo preferido dos Cavaleiros. Depois do fim do feudalismo o dado se espalhou pela por toda a Ásia e Europa
O material do primeiro dado é desconhecido, mas é provável que tenha origem em algum material natural, resistente e maleável o suficiente para dar a forma desejada. Um par de icosaedros (polígono de 20 lados) datado da época romana está em exposição no Museu Britânico. Em Roma foram encontrados dados de madeira, marfim, osso e chumbo. Dados de cobre e ouro também já foram encontrados, mas assim como os dados de vidro, estima-se que sejam meramente decorativos. Atualmente os dados mais comuns não de plástico, mas existem de vários materiais.
Hoje em dia a preocupação principal dos fabricantes com os dados não é com o material nem com a cor e sim coma precisão de cada face.
Existem vários tipos de dados...
Não é nenhuma novidade para os jogadores de RPG
d4 d6 d8 d12 d 20 |
Hoje fabricam dados de todas as formas…
d30 d34 D100 d24 |
Ou até SEM faces
Tem dados pra todos os gostos:
Para os que são das exatas
Pros que gostam de jogar no escurinho
para os que levam os elfos a sério
Pros ambiciosos
Pros que não sabem em quem votar…
Ou para aqueles que acham o 1, um numero grande demais.
Dados para os jogadores de poker
para crianças
Dados que têm "crianças"
E dados para a nova geração