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Anões

Os anões são reconhecidos por serem bons mineradores e mestres artífices. Eles são guerreiros indomáveis, fortes e resistentes. Os reinos dos anões são poderosas cidadelas nas montanhas ou em minas. Sendo habilidosos com armas pesadas, como martelos em geral eles são robusto, severo, poderoso como uma rocha e se prendem a crenças e a ancestrais. Os anões são reconhecidos facilmente pela altura, que não passa de um metro e meio. Eles têm o costume de trançam seus cabelos e suas barbas longas em padrões elaborados. Os trajes e o equipamento desse povo incluem armas e escudos, que são decorados com formas geométricas, jóias brutas e temas ancestrais.

  Os anões envelhecem mais devagar e permanecem vigorosos por mais de 150 anos, geralmente vivendo até os 200 anos. Eles buscam a orientação e proteção dos deuses, tendo em seus reinos templos e santuários. Seu principal deus é Moradin, seu criador, alguns adoram as divindades responsáveis por suas vocações; os guerreiros rezam para Bahamut ou Kord, os arquitetos para Era-this e os mercadores para Avandra ou até mesmo para Tiamat, quando estão consumidos pela sede de riquezas dessa raça. Os anões nutrem um ódio fervoroso pelos orcs, que habitam as mesmas áreas montanhosas prediletas da raça e promovem devastações periódicas nas comunidades anãs. Eles também desprezam os gigantes e os titãs, pois já foram escravos dessas criaturas.


Nomes masculinos: Adrik, Alberich, Baern, Barendd, Brottor, Bruenor, Dain, Darrak, Delg, Eberk, Einkil, Fargrim, Flint, Gardain, Harbek, Kildrak, Morgran, Orsik, Oskar, Rangrim, Rurik, Taklinn, Thoradin, Thorin, Tordek, Traubon, Travok, Ulfgar, Veit, Vondal.
Nomes femininos: Amber, Artin, Audhild, Bardryn, Dagnal, Diesa, Eldeth, Falkrunn, Gunnloda, Gurdis, Helja, Hlin, Kathra, Kristryd, Ilde, Liftrasa, Mardred, Riswynn, Sannl, Torbera, Torgga, Vistra.
Nomes de Clãs: Balderk, Battlehammer, Brawnanvil, Dankil, Fireforge, Frostbeard, Gorunn, Holderhek, Ironfist, Loderr, Lutgehr.



ASPECTOS RACIAIS
    Altura média: 1,25 – 1,50
    Peso médio: 80 kg – 110 kg
    Tamanho: Médio
    Deslocamento: 5 quadrados
    Visão: Penumbra
    Idiomas: Comum, Anão      
    Bônus de Atributos: +2 em Constituição, +2 em Sabedoria     
    Bônus de perícias: +2 em Exploração, +2 em Tolerância
               



HABILIDADES RACIAIS (4 edição)  

                Estômago Inabalável: +5 de bônus nos testes de resistências contra veneno
                Resistência dos Anões: um anão pode retomar o fôlego usando uma ação mínima em vez de ma ação padrão   
               Proficiência com Armas dos Anões: Os anões são proficientes com o uso do martelo de arremesso e martelo de guerra
                Deslocamento em Sobrecarga: Os anões se movem com seu deslocamento normal mesmo quando uma armadura ou carga pesada estiver reduzindo seu deslocamento. Os outros efeitos que limitam o deslocamento ( como terrenos acidentes ou efeitos mágicos) afetam normalmente os anões.            
              Firmar-se ao Solo: Quando um efeito obrigar um anão a se mover – por meio das manobras puxar, empurrar ou conduzir – ele pode se deslocar 1 quadrado a menos do que o valor indicado, mesmo que o valor resultante seja zero.